Qual seu maior sonho?

       Essa semana enquanto estava em sala, as crianças conversavam sobre seus "maiores sonhos" umas diziam que o maior sonho era ter um canal no youtube, outra que era ter um carrão, disseram também que o sonho era ser alguém famoso, ter tablet, ser rico, enquanto conversavam sobre seus sonhos um das crianças me questionou: " E o seu tia? Qual é seu maior sonho?"

      Confesso que nessa hora eu congelei, minha cabeça rodou e imediatamente me lembrei dos sonhos de criança: ser empresária, ser uma atriz do SBT , daquelas que faziam shows, quem sabe eu não tivesse me tornado uma Maísa ou Larissa Manoela...( risos), lembrei de tantos outros sonhos que tinha quanto criança, sonhos de sempre possuir algo. Em poucos segundos minha cabeça fez uma viagem e me dei conta que o meu maior sonho atual não se encaixa mais no padrão de sonhos capitalistas, que é sempre o de ter e ter sempre mais.

    A menina depois de esperar um tempo pela minha resposta perguntou de novo: " Hein tia, qual seu maior sonho?" Despertei-me dos pensamentos que rondavam minha cabeça, dos planos que tenho para a educação, do sonho de ver tudo diferente, sorrindo respondi: Meu maior sonho? Ser Feliz, continuar sendo feliz e gerar felicidade.

     Não muito satisfeita com minha resposta, voltou a conversar com os amigos e eu me dei conta de como somos consumidos pela industria do poder,  passamos a infância e a adolescência sonhando com tantos bens para conquistar e muitos ainda não se dão conta na vida adulta, que o nosso maior sonho deveria ser feliz e que essa felicidade deve ser decidida por você e não por um padrão mundial.

   Diga-me se você não era feliz com o bolo de chuva que sua avó fazia em dias de chuva? Diga-me se não era feliz quando brincava com seus primos até o anoitecer? Diga-me se não era feliz quando encontrava seus amigos para jogar papo fora? Diga-me se não era feliz ao receber o afago da sua mãe depois de um dia cansativo?

   Será que nossos sonhos de adolescência, de sermos bem-sucedidos, de termos o carro e o celular do ano ultrapassam a felicidade que era gerada nesses momentos?

E será que quando alcançarmos nosso foco, já não estaremos longe de outros padrões estabelecidos pela mídia? 

  Por isso, trago aqui essa questão, Qual é o seu maior sonho? Não permita que a sede por chegar logo ao seu objetivo te prive de observar a estrada ao redor.


Comentários

Mensagens populares