Quanto mais estudo...

  Durante um tempo da minha infância, morei na casa dos meus avós maternos e claro, isso me rendeu muitas histórias e aprendizagens eternas.

   Meu avô era o tipo de pessoa que sempre tinha a mesma opinião e sempre falava sobre os mesmos assuntos, isso era até engraçado pois sempre ouvíamos os mesmos bordões; Não teve a chance de dar continuidade aos seus estudos, mas seus pensamentos eram convictos e certeiros.

   Dentre as muitas histórias e bordões que meu avô falava, hoje quero conversar com vocês sobre uma frase em especial, toda vez que meu avô vivenciava situações em que uma pessoa, por ter estudo, era ignorante e se achava dono do saber, ele soltava: " Por isso que eu digo: Quanto mais estudo, mais burro fica."

   Nós sempre achávamos graça dessa fala mas ao longo da vida fui conhecendo pessoas que se encaixavam nessa teoria do meu avô, pessoas que por terem um estudo a mais do que o outro, ou por estar numa posição acima, perdem o senso, e se acham absolutas em seus saberes.

   Quantas e quantas vezes você já não vivenciou uma cena de alguém se sentindo superior a outro, não dando ouvido ao que outro tem a dizer e até mesmo se colocando acima apenas pelo estudo, idade ou experiência que  possui.

  Realmente, em muitos casos " quanto mais a pessoa estuda, mais burra fica." pois acredita que o conhecimento adquirido consegue ser maior do que a sabedoria e os princípios ensinados a ela, pelos pais, avós ou seja quem for. E pelo simples fato de ter conseguido posições um pouco maiores do que as anteriores que tinha se acha no direito de humilhar ou menosprezar alguém.

   Em alguns casos a pessoa foi tão humilhada por outras , que quando tem a oportunidade de crescer,reproduz tudo o que foi feito com ela, repetindo e fazendo parte desse ciclo vicioso.

   Nosso Deus, eternamente cheio de sabedoria nos deixou um recado sobre isso :



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.


   De nada nos adianta ter todo o conhecimento existente no mundo, ser maior idade, ter dinheiro, pois se não tivermos o amor, nada disso valerá a pena, teremos tudo mas ao mesmo tempo não teremos nada, seremos cheios de tanto vazio.

    Por essa razão, fiquemos atentos mediante nosso comportamento com o próximo, saibamos administrar nossos saberes afim de que possamos compartilhar e não humilhar alguém, seja cheio do amor de Cristo e use seu conhecimento em prol do reino, não seja cheio de nada! 



Beijos e Queijos e até a próxima...

 Priscila Pincos.

Comentários

Mensagens populares