Você sabe honrar?

Êxodo 20. 12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

   Acho que todos já devem ter ouvido esse versículo em alguma fase da vida,  principalmente naqueles momentos da adolescência  em que você desobedeci sua mãe e  ela citava o versículo inteiro só  pra você  ficar com mais culpa no cartório. 
  Pra que nem nunca tinha ouvido falar desse versículo lhes apresento hoje como versículo guia do texto que iremos ver aqui. 
  Ao ler esse versículo eu consigo abrange-lo para qualquer figura que tenha responsabilidade sobre a vida de alguém.  A palavra manda honrar essas figuras que são  responsáveis pela nossa formação, que nos colocaram no mundo,  acredito que o pai e  mãe desse versículo abrange tanto pais biológicos  como pais de criação.
  Honrar alguém não significa concordar em tudo, mas dar o devido valor a quem merece.
  Seus pais, avós ou seja lá quem for  a pessoa responsável por você pode ter ser a pessoa que faz mais besteiras no planeta terra,  é necessário honra-la pois acima de tudo essa pessoa exerce poder sobre você.
   Honrar é respeitar,amar,cuidar,OBEDECER, independente da sua opinião  sobre seus pais, por isso quando achamos que somos dono do nosso nariz e  não  queremos dar nenhuma satisfação,não nos importamos com a opinião  deles é um ato de desonrar, sendo seus pais da forma que forem. 
  Em alguns momentos sabemos que é difícil, algumas feridas familiares doem em nosso  coração e queremos resolver na força do braço.  Os rapazes querem logo ter dinheiro para morar sozinho e as meninas querem logo casar. 
  Mas tudo isso são apenas fugas, o problema estará  lá, a mágoa, a desonra,  essa questão precisa ser resolvida para que você cumpra o mandamento  do Senhor.
   Na bíblia temos um caso de um filho que mesmo em situação vergonhosa honrou seu pai e por esse motivo alcançou  a benção. 

Êxodo 9.
    20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
22 E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25 E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

  Não importa  a situação, cubra  a nudez de sua família, treine seu olhar para enxergar pontos positivos, tire aprendizagens das situações que aparentemente serão as mais difíceis.   
   Ame e  honre a família  que você  tem,  lute em oração e  mesmo que você  acredite que estando com Deus e amando a Deus já será o suficiente, termino o texto com esse versículo

1 João 4. 20 Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.
21 Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.


Comentários

Mensagens populares